Ansiedade: dicas práticas (2)

Este é o quarto artigo faz parte de uma série: o que é a ansiedade, como atua no organismo e dicas práticas (1).

 

Atue a favor da sua mente:

 

5. Pensamentos

Observe e controle a qualidade dos seus pensamentos.

 

6. Meditação

Há cursos, aplicativos de meditação e vídeos disponíveis na internet, experimente várias técnicas, não desista no primeira.

 

7. Presença

Mantenha-se no presente, pratique diariamente permanecer conectado com a atividade que você está fazendo naquele momento.

Para isso use os 5 sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição), foque na percepção para ancorar a sua ação.

 

8. Organização

Faça um planejamento do seu dia e execute as tarefas.

 

9. Prazer/lazer

Equilibre as obrigações com atividades prazerosas: o que te dá prazer?

Reconheça e busque alguns momentos assim no seu dia: saborear um chá com tranquilidade, 15 minutos de sol com o pensamento solto, cozinhar um prato você goste, um banho demorado e perfumado, ver as nuvens passarem, caminhar descalça na grama, brincar com o cachorro, ler, rir com um amigo, por exemplo.

Faça sua lista.

 

10. Reflita

Coisas boas acontecem, as ruins também. Portanto, aprenda a confiar na sua capacidade de lidar com os eventos negativos da vida.

Observe as crises e situações difíceis que já passou: quais foram suas qualidades/capacidades que te ajudaram a lidar com estas situações?

Diante disto use este reconhecimento para aumentar sua segurança, se algo te falta, procure aprimorar, como resultado fortalecerá a sensação de autocontrole. Diminuir a sensibilidade também é importante para melhorar a auto confiança e poder controlar a ansiedade.

Entenda que mesmo que você não dê conta de tudo – e esse pensamento não é saudável, porque isso é impossível de se alcançar, é um pensamento que não bate com a realidade –  você pode procurar pessoas ou profissionais que te deem suporte.

 

11. Psicoterapia

O psicólogo é o profissional que vai ajudar a desfazer o nó que formou com essa série de pensamentos, preocupações, mecanismos de defesa e até traumas. Assim ele te ajudará na faxina, organização e entendimento deste processo.

 

Foto: Nicollazzi Xiong no Pexels

Posts relacionados