07/02/2021

Durma bem3!

Este é o terceiro post sobre dicas de como fazer a higiene do sono, termo usado para uma série de atitudes e hábitos que ajudarão a melhorar a qualidade do seu sono.

O primeiro post foi sobre a importância de dormir e como preparar a mente para “desligar”, e o segundo, sobre dicas de como preparar o ambiente e o corpo para dormir.

Alguns hábitos importantes

Algumas dicas sobre hábitos para você cuidar do “seu dormir”.

  1. vá para a cama SOMENTE quando estiver com sono: o cérebro precisa associar que a cama é lugar de dormir. Ir antes para a cama pode estimular sua “discussão” e tabus em relação ao sono. Não use a cama para trabalhar, comer, assistir TV.
  2. crie um ritual, uma rotina antes de dormir: 2 horas antes do horário de dormir, diminua a luz da casa (use iluminação indireta de abajur, por exemplo), escove os dentes, ouça música suave, leia ou faça anotações para o dia seguinte.
  3. procure dormir e acordar no mesmo horário todos os dias (inclusive nos finais de semanas), isso ajuda a estabelecer o hábito.
  4. não faça cochilos diurnos; se fizer, não ultrapasse 30 minutos.
  5. se acordar de madrugada, não olhe o relógio ou o celular – isso só acionará as crenças ruins sobre dormir e aumentará a ansiedade. Pense que é normal acordar e que você pode dormir novamente.

Medite

Algumas vantagens da meditação que influenciam na qualidade do sono

  • leva o corpo ao relaxamento e ajuda a adormecer,
  • acalma a mente,
  • as emoções,
  • traz centramento e um distanciamento saudável dos ‘problemas’.

Vários canais no youtube ajudam a meditar. Alguns aplicativos que recomendo: Cíngulo – Terapia Guiada (pago, mas vale cada centavo! Não é só sobre meditação, mas traz várias sessões sobre Auto Estima, Raiva, Resiliência) e Headspace.

Mudar de hábito muitas vezes é desafiador. Exige empenho, tempo e persistência para alcançar os resultados. Não desista!

Foto de Cats Coming no Pexels

Posts relacionados