21/07/2020

Surpresa

A surpresa é uma das emoções classificadas como primárias (fluxo intenso de energia, comum à maioria das pessoas independente da cultura), assim como o medo, a alegria, a raiva, a tristeza, nojo ou repugnância.

É uma reação diante de estímulo inesperado que pode ser interpretado como positivo ou negativo.

Claro que, para ser surpresa, não havia a possibilidade de o ‘evento’ ocorrer no âmbito do pensamento.

A frequência cardíaca diminui, há aumento do tônus muscular, a respiração é ‘suspensa’ rapidamente e se torna profunda; pode ocorrer falta de fala ou interjeições.

Além disso esta emoção desperta o processo racional para lidar com a experiência: acionar recursos e estratégias necessárias para lidar com o estímulo novo.

Portanto a surpresa abre o campo da memória operacional (de trabalho ou momentânea) desperta a atenção e mobiliza a capacidade de exploração da situação a ser enfrentada.

De acordo com a interpretação inicial feita, a surpresa poderá desencadear outras emoções: alegria, felicidade quando o evento é interpretado como positivo; raiva, tristeza, decepção se a interpretação da situação for negativa.

Os estados emocionais que se originam da surpresa são pasmo, espanto, o prazer inesperado, maravilha; e no caso de eventos mais impactantes: a perplexidade, o choque.

Lembre-se que as emoções são um alerta e apontam para a necessidade de adaptação e evolução. Se a ‘digestão emocional’ for lenta, talvez seja necessário iniciar o pingue-pongue interno entre emoção-razão.

Inicie com o reconhecimento e acolhimento da emoção, em um segundo momento reflita sobre o sistema que estrutura seu ‘eu pensante’ (crenças, paradigmas, verdades estabelecidas), se necessário, reconstrua estes padrões.

Quanto mais inesperado o evento, maior o choque, consequentemente as reações fisiológicas e psíquicas são mais intensas, e podem caracterizar uma situação traumática. Neste caso pode levar meses ou anos até a recuperação, e em alguns casos, precisar do auxílio de tratamento.

Foto: Andrea Piacquadio no Pexels

Posts relacionados